Acidente no brinquedo Vaikará causou a morte do radialista Ricardo Hill.
Vainkará, toboágua do Beach Park onde ocorreu acidente, tem 29,5 metros de altura — Foto: Arquivo pessoal – Eduardo Tchao/TV
O Beach Park, parque aquático na Grande Fortaleza onde um homem morreu ao descer em um brinquedo, emitiu nota nesta quinta-feira (19) esclarecendo que os funcionários seguem protocolo de segurança recomendados pelo fabricante da atração para avaliar a altura e o peso antes da descida no brinquedo. A nota também diz que o manual do “Vainkará”, onde ocorreu o acidente, não recomenda “qualquer método de aferição de peso”. Em entrevista ao G1, uma das testemunhas que também sofreu o acidente afirmou que os funcionários não fizeram nenhuma ressalva em relação ao peso do grupo.
O caso aconteceu nesta segunda-feira (16). O radialista Ricardo Hill descia com mais três pessoas na boia do brinquedo “Vainkará”, conforme prevê a regra, quando a boia virou, provocando a queda dos quatro dentro do toboágua. A vítima estava na parte mais alta e, ao cair, bateu com a cabeça no chão do brinquedo. O radialista morreu no local.
O G1 conversou com os três turistas que estavam na boia. Segundo relatos deles, em um ponto da descida, a boia deveria ficar em posição vertical, mas emborcou e caiu bruscamente no chão do toboágua.
“São feitas duas triagens através de perguntas dos instrutores para os clientes: a primeira de altura, logo na entrada da atração. E a segunda de peso do grupo que vai descer na boia (não é permitido apenas duas pessoas na boia). É neste momento que se faz a redistribuição de peso nas boias quando o instrutor considerar necessário”, diz a administração do parque.
A testemunha que estava na boia no momento do acidente, contudo, relata que a verificação do peso não foi feita antes de utilizarem a atração. “Nós tínhamos pessoas de grande porte físico e, na hora de descer na boia, não avaliaram e não alertaram a gente sobre o risco. Parecia que estava tudo ok, tinham que ter alertado sobre o risco”, afirma Mateus Sena.
Veja como é brinquedo
- Altura: 29,5 metros
- Comprimento: 159 metros
- Quantidade máxima de pessoas na boia: quatro, segundo a assessoria do parque
- Peso máximo por boia: 320 kg, segundo a assessoria do parque
- Duração do trajeto: de 30 a 40 segundos
- Recomendação de segurança: manter-se segurando as alças da boia
Turista morreu em acidente no Beach Park — Foto: Arte G1
MORTE EM BRINQUEDO NO BEACH PARK
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!
Você deseja continuar recebendo este tipo de sugestões de matérias?