A primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, chamou atenção do público em um evento na cidade de Crato, no Ceará, ao “puxar a orelha” do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e do ministro da Educação, Camilo Santana, para a falta de protagonismo das mulheres presentes na cerimônia.
Durante a solenidade, marcada pela assinatura da Medida Provisória (MP) que institui o Pacto Nacional pela Retomada de Obras da Educação Básica, Janja reclamou para o presidente que apenas os homens participaram da foto oficial.
Ao ser chamado para discursar, Lula iniciou sua fala compartilhando o questionamento da esposa com a plateia. Ele convidou Janja para falar ao microfone:
— Vocês me chamaram para falar, e a Janja me chamou a atenção de que só homens falaram aqui. Então eu vou chamar ela para falar.
Fazendo sinal de negação com a mão, a primeira-dama se levantou e falou ao público presente:
— Na verdade, maridinho, meu boy, eu falei, presidente Lula, que na hora de assinar o decreto os homens sempre se levantaram e a gente tem a Fernanda, a Izolda, a secretária de educação do estado, a Onélia, a Leila… E não foram chamadas para a foto.
— Então eu queria chamar essas mulheres aqui para a frente porque elas também fazem parte disso. Se hoje o ministério da Educação está de volta com toda a força, é porque tem mulheres também que fazem isso.
Janja e as autoridades femininas presentes posaram então para uma nova foto composta integralmente por mulheres. O registro foi clicado pelo próprio presidente Lula.
Visualizações 14